A ex-número 1 do mundo Jelena Jankovic foi surpreendida nesta sexta-feira e parou ainda nas quartas de final do Torneio de Madri. No saibro espanhol, a tenista sérvia tinha a condição de sétima cabeça de chave, mas não foi páreo para a francesa Aravane Rezai, que já tinha eliminado na estreia a belga Justine Henin. Agora, ela venceu Jankovic por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4.

Para acabar derrotada em 1h33, Jankovic não lembrou nem de longe a tenista que já liderou o ranking mundial. Insegura, a sérvia sofreu um desgaste físico e psicológico excessivo logo no primeiro set, quando teve que salvar 14 das 16 possibilidades de quebra que cedeu a Rezai. Enquanto isso, a francesa teve seu saque ameaçado em somente duas oportunidades.

Nas semifinais, Rezai fará o confronto das zebras em Madri. Número 24 do mundo, a francesa vai enfrentar a checa Lucie Safarova, que desbancou a russa Nadia Petrova, 16.ª favorita do torneio. Com 23 anos, Rezai busca apenas o seu terceiro título na carreira.

Do outro lado da chave, mais uma surpresa. Também nesta sexta, a israelense Shahar Peer derrotou a chinesa Na Li, cabeça número 13. Em um jogo duro, com 2h35 de duração, Peer triunfou por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. Agora, a tenista de Israel encara a norte-americana Venus Williams na semifinal.