O japonês Kohei Uchimura fez a alegria do torcedor local nesta sexta-feira ao se tornar o primeiro homem a ser tricampeão consecutivo no individual geral no Mundial de Ginástica Artística, que está sendo realizado em Tóquio. A disputa envolve a soma das apresentações em seis aparelhos – solo, cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas e barra fixa.

Em 2008, Uchimura faturou a medalha de prata no individual geral na Olimpíada de Pequim. Desde então, tem dominado completamente a disputa, tendo conquistado nesta sexa-feira o seu terceiro título mundial. Assim, chegará aos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados em 2012, com total favoritismo.

Nesta sexta-feira, Uchimura assumiu a liderança da disputa do individual geral logo no começo, deixando os outros competidores lutando apenas pelas medalhas de prata e bronze. Das seis apresentações, ele só não teve as melhores notas entre os finalistas no salto e na barra fixa.

Assim, o japonês terminou a final com 93,631 pontos, mais de três de vantagem para o alemão Philipp Boy, que ficou na segunda posição, com 90,530. O japonês Koji Yamamuro, que treina com Uchimura, ganhou o bronze, com 90,255 pontos.

A final masculina do individual geral no Mundial de Ginástica Artística não contou com a participação de brasileiros. O torneio prossegue no sábado, quando os atletas do País voltam a competir. Jade Barbosa disputa medalhas no salto, Diego Hypólito compete no solo e Arthur Zanetti participa da final das argolas.