O piloto brasileiro Jean Azevedo conseguiu uma boa classificação na etapa de ontem, na categoria motos do Rali Dacar. Ele completou o percurso entre as cidades de Ayoun El Atrous (Mauritânia) e Kayes (Mali) na sétima colocação, com o tempo de 3h46min54s.

Com o resultado, Azevedo ganhou quatro posições na classificação geral, pulando para o 34.º posto. O também brasileiro Carlos Ambrósio foi o 51.º mais rápido do dia, ficando em 50.º no geral.

O vencedor da 12.ª etapa da competição foi o espanhol Esteve Pujol, com a marca de 3h34min46s, com 3min03s de vantagem para o segundo colocado, o português Paulo Gonçalves. Esta foi a segunda vitória de Pujol nesta edição do rali – a primeira aconteceu na quinta etapa. O terceiro posto ficou com o polonês Jacek Czachor (3h38min50s).

Na liderança da classificação geral, o espanhol Marc Coma terminou o dia na 16.ª posição. Apesar do resultado regular, ele segue com uma boa vantagem sobre o segundo colocado, o francês Cyril Després, que completou os 257 km cronometrados em 13.º. Coma está 52min48s à frente do adversário.

Carros

A etapa desta quinta-feira do Rali Dacar esquentou ainda mais a disputa na categoria carros. Com o terceiro lugar ontem, a dupla francesa Luc Alphand e Gilles Picard se aproximou dos líderes da classificação geral.

Os líderes do rali são os também franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que têm um tempo de 40h42min34s, apenas 6min29s de Alphand e Picard.

A etapa desta quinta, disputada entre Ayoun, na Mauritânia, e Kayes, no Mali, foi vencida pelo espanhol Carlos Sainz e pelo francês Michel Perin.

Sainz e Perin conquistaram sua terceira etapa no Dacar deste ano com um tempo de 2h58min56s, a 3min53s do português Carlos Souza e do alemão Andreas Schulz, que foram os segundos colocados.

O brasileiro Kleber Kolberg chegou à 20.ª posição, com o tempo de 3h23min05s, 24min09s depois dos vencedores da etapa desta quinta-feira.

Caminhões

Os brasileiros André Azevedo e Maykel Justo e o tcheco Mira Martinec não tiveram um bom desempenho na etapa desta quinta-feira no Rali Dacar e perderam a quarta posição na classificação geral.

O caminhão dos brasileiros foi o 16.º colocado do dia, na etapa entre Ayoun, na Mauritânia, e Kayes, no Mali, com o tempo de 4h18min57s.

Com esse resultado, os brasileiros foram ultrapassados pelos tchecos comandados por Alex Loprais, que foram os quintos nesta quinta-feira.

Loprais abriu uma vantagem de 16 minutos para os brasileiros na classificação geral, faltando três etapas para o fim do Rali Dacar.

O vencedor da etapa desta quinta foi o holandês Hans Stacey, que lidera a classificação geral com 2h59min36s de vantagem para o segundo colocado, o russo Ilgizar Mardeev.

O tcheco Tomas Tomecek foi o segundo colocado na etapa desta quinta, com o tempo de 3h52min57s.