O Atlético Paranaense firmou uma parceria com o Olimpi Rustavi, da Geórgia. O time que foi campeão nacional em 2007 e terceiro colocado no ano passado será mais um dos parceiros do Furacão. Como primeira ação desta nova parceria entre as duas equipes, o Rubro-Negro emprestará cinco jogadores para o time que atualmente disputa a Liga da Europa (ex-Copa da Uefa).

O lateral-direito Gerônimo, o zagueiro Alex Fraga, o meio-campo Choco e os atacantes Jonatas e Anderson Aquino serão os atletas que defenderão o Rustavi na próxima temporada. Os jogadores estavam treinando em separado no CT do Caju e agora iniciam a parceria que pode contar com intercâmbio entre comissões técnicas e também com categorias de base.

O presidente Marcos Malucelli esteve na Geórgia para conhecer a estrutura do Olimpi Rutavi e comentou sobre o empréstimo dos atletas. “Isto é apenas o início da parceria, que não ficará apenas no empréstimo destes jogadores. Ela se alongará com escolas de formação de atletas e troca de informações tecnológicas. Além disso, eles mandarão jogadores para estágio conosco e treinadores para cursos”, explicou Malucelli.

Com a disputa da Liga da Europa, o Rustavi conseguiu a classificação para a próxima fase nesta quinta-feira, atletas e Clube poderão ter lucros no futuro. “Esses jogadores poderão ter uma porta de entrada para o leste europeu todo e também para países próximos como Turquia, Rússia e Usbequistão, que estão em desenvolvimento esportivo. Então é um mercado amplo”, complementou Malucelli.

A parceria entre as duas equipes tem um futuro promissor, já que há um trabalho de desenvolvimento com o próprio governo da Geórgia. “É um projeto amplo. Lá na Geórgia fizemos várias reuniões de trabalho e vimos que seria uma boa

parceria. Além da visibilidade que os nossos atletas terão, haverá um desenvolvimento dos jovens jogadores da Geórgia, com possíveis escolas do Atlético Paranaense”, revelou o coordenador geral do Furacão, Luiz Fernando Cordeiro, que também esteve na Geórgia.

O zagueiro Alex Fraga, que já foi titular da equipe atleticana é um dos jogadores que defenderá o Rustavi. “Vamos encarar com seriedade este desafio e representar muito bem o Atlético e também o Brasil na Geórgia. Apareceu esta oportunidade e vamos encarar com muita tranqüilidade. Então temos que nos espelhar em jogadores como o Fernandinho e o Jádson, que brilharam e foram campeões na Europa”, ressaltou Fraga.

Quem também terá a chance de mostrar seu talento na Europa é o jovem Choco. Destaque nas categorias de base do Furacão, o jogador não teve muitas chances após cirurgia no joelho. “É uma aventura diferente. Será uma experiência boa. Ficaremos dez meses longe do nosso país atuando no leste europeu. Então será um bom desafio e estamos todos dispostos a isso”, concluiu Choco.