Beto, ex-Portuguesa Santista,
é o novo reforço do Tricolor.

O Paraná Clube encerra hoje sua participação no torneio da morte. Distante da briga pelo título por mais uma temporada, o Tricolor leva lições para o futuro e, como consolo, a boa performance da equipe na reta final do quadrangular que apontou os dois times rebaixados para a segundona. Sob o comando do técnico-interino Édson “Neguinho” dos Santos foram quatro vitórias em seqüência e para cumprir o pacto firmado entre comissão técnica e jogadores, o último passo será uma vitória hoje, às 15h30, no Pinheirão, frente ao Prudentópolis.

A importância do jogo se resume a este acordo. Já garantido na primeira divisão do ano que vem, o Paraná sequer se concentrou para esta partida. Os atletas se apresentam hoje, na hora do almoço, na Vila Capanema. Durante a semana, Neguinho procurou manter a mobilização do grupo, lembrando que nesta fase de definição de um grupo para o Brasileirão, todo detalhe é importante. Atletas garantidos no elenco precisam mostrar serviço para o técnico Paulo Campos. Ele assume o comando na segunda-feira, mas hoje estará analisando o rendimento da equipe.

Com o “listão” de dispensas em aberto, há jogador ainda na luta pela garantia do emprego. São os casos de Athos e Fábio Oliveira, cujos contratos se encerram nos próximos dias. Como ainda não foram procurados para uma conversa, têm poucas chances de continuar. Athos ainda está ameaçado de não jogar hoje, devido a uma forte gripe. Ele está sob medicação e o parecer final do departamento médico será dado hoje pela manhã. Neguinho antecipou que numa eventual ausência de Athos, Alex – outro que deve deixar o Paraná – será o titular do meio-de-campo.

Apesar do desinteresse do torcedor pelo jogo, a comissão técnica não alterou a programação da semana. Houve treinos físicos, técnicos e dois coletivos para a definição da equipe, que tem como novidade a presença do garoto Cacau no ataque. Prata da casa, ele ainda pertence ao time júnior e luta por um espaço no grupo principal, que a partir da próxima semana tem como foco a estréia no campeonato brasileiro, diante do Santos, no próximo dia 21. A base do time foi mantida, com as voltas do goleiro Flávio e do volante Alexandre, após cumprirem suspensão. Os desfalques são Fernando Lombardi, João Vítor e Wiliam.

Beto é o novo reforço pro campeonato brasileiro

O meia Beto é o novo reforço do Paraná Clube para a disputa do Brasileirão. O jogador estava na Portuguesa Santista, junto com Axel, outro experiente jogador contratado pelo clube. É o quarto atleta do interior paulista que vem para compor o novo grupo paranista. Beto tem 30 anos e já passou por várias equipes – Inter de Limeira, Londrina, União Barbarense, Gama e Rio Branco-SP. Já esteve em Portugal (Belenenses) e no Japão (Albirex).

Beto foi observado pelos olheiros do Paraná e atua como segundo volante ou meia de criação. Valberto Amorim dos Santos, 1,78m, é natural de Santos e chega a Curitiba no domingo à noite, assim como Axel. A contratação de Beto é um indício de que o Paraná está desistindo de Pierre. Destaque do Tricolor no ano passado, ele se recupera de uma pubalgia e não há previsão para sua volta às atividades. O clube ainda negocia mais quatro reforços nos próximos dias e espera estar com o grupo armado já na apresentação do elenco, segunda-feira.

Mal-estar

A informação de que Paulo Campos deseja contar com três profissionais de sua confiança na nova comissão técnica para a disputa do Campeonato Brasileiro deixou o clima tenso na Vila Capanema. Isso poderia gerar o afastamento de pelo menos dois integrantes da atual comissão. A diretoria não concorda com a reformulação e ontem à noite houve uma reunião entre Paulo Campos e os diretores José Domingos e Paulo Welter.

“Estamos analisando a questão e vamos resolver tudo até este sábado. O que estava acertado é que ele traria um auxiliar, apenas”, ponderou José Domingos. Paulo Campos quer contar com Carlos Faria (auxiliar-técnico), William Hautman (preparador físico) e Jair Leite (treinador de goleiros). A primeira polêmica com o treinador aconteceu antes mesmo de sua efetivação no cargo. Ontem, Paulo Campos acompanhou Coritiba x Cianorte e hoje estará no Pinheirão, observando o Paraná diante do Prude.

TORNEIO DA MORTE
ÚLTIMA RODADA

SÚMULA
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 15h30.
Árbitro: Carlos Jack Rodrigues Magno.
Assistentes: Rubens Berton e Marco Aurélio Paes.

PARANÁ CLUBE x PRUDENTÓPOLIS

PARANÁ
Flávio; Erivélton, João Paulo, Gélson Baresi e Jadílson; Alexandre, Goiano, Athos (Alex) e Jean Carlo; Cacau e Fábio Oliveira. Técnico: Édson dos Santos.

PRUDENTÓPOLIS
Nei; Boré, Márcio Santos, Neto e Zé Maria; Ricardo, Maranhão, Messias e Wallace; Washington e Torres. Técnico: Joel Costa.