Os 23.º Jogos da Juventude do Paraná começam hoje com a fase regional, em sete sedes, e muitas novidades. Na oitava sede, Castro, a etapa será de 19 a 27 de julho.

Nas sete primeiras sedes (Colombo, Bandeirantes, Mandaguaçu, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Santo Antônio da Platina e Ivaiporã), a competição vai até 27 de junho, reunindo mais de dez mil atletas.

“A principal mudança este ano está no número de classificações na fase regional para a final, de 9 a 12 equipes por modalidade no máximo, e não mais dezesseis como ocorria até o ano passado”, explica Marco Aurélio Saldanha Rocha, diretor-presidente da Paraná Esporte. Hoje, a partir das 20h, serão realizadas as solenidades de abertura nas sete sedes. Os jogos começam amanhã cedo.

Outra novidade em relação à fase regional, este ano, está nas modalidades, com a inclusão do vôlei de praia e xadrez, antes disputadas só na final, com o atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis e tênis de mesa. Essas últimas continuam entrando só na final.

Portanto, na fase regional serão disputadas sete modalidades: basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez, nos sexos feminino e masculino no futebol só no masculino.

Na fase regional, participam apenas as equipes da Divisão B das modalidades com duas divisões como o basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. As equipes da Divisão A vão direto para a fase final, como aquelas de divisão única, as exceções do vôlei de praia e xadrez.