A região sudoeste terá 26 equipes na fase final dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná. Destas, 21 conseguiram a classificação na fase regional disputada em Mangueirinha, de 22 a 30 de julho, e estarão na divisão B, e outras seis que estarão na divisão A.

Semana passada foram definidas as últimas vagas na regional de Mangueirinha que contou com a presença de atletas de 24 municípios.

No futebol, a última vaga em jogo foi entre Dois Vizinhos e Pranchita, que disputaram o terceiro lugar. Depois do empate em 0x0 no tempo normal, Dois Vizinhos garantiu sua vaga nas penalidades, vencendo por 4×3. A medalha de ouro ficou com Francisco Beltrão, que derrotou Pato Branco por 3×0.

No futsal feminino, a medalha de ouro ficou com Pranchita, que venceu Mangueirinha por 3×0. as duas equipes estão na fase final. A outra vaga ficou com Cruzeiro do Iguaçu, que derrotou Honório Serpa por 4×1, pelo terceiro lugar. No masculino, o ouro ficou com Pato Branco, que venceu Francisco Beltrão pelo placar de 3×0. Na decisão da medalha de bronze, estava também em disputa mais uma vaga para a fase final, e ficou com Laranjeiras do Sul, que derrotou Palmas por 8×4.

No handebol, a rodada final foi apenas para definir as medalhas, pois apenas os dois primeiros colocados garantiram vaga para a fase final. No feminino, Clevelândia venceu Itapejara do Oeste por 29×22, ficando com a medalha de ouro. O terceiro lugar ficou com Santo Antônio do Sudoeste, que venceu Capanema por 25×17. No masculino, Dois Vizinhos confirmou seu favoritismo e venceu na final Capanema por 31×15, conquistando a medalha de ouro. O bronze foi para Santa Isabel do Oeste, que venceu Laranjeiras do Sul por 30×26.

No vôlei também apenas os dois primeiros colocados garantiram suas passagem para a final. No feminino, Pato Branco garantiu o ouro ao vencer Palmas por 3×2 (22/25, 25/19, 25/29, 18/25, 15/8). O terceiro lugar ficou com Francisco Beltrão, que venceu Dois Vizinhos por 3×2 (25/16, 24/26, 12/25, 25/22, 15/11). No masculino, Nova Prata do Iguaçu garantiu o ouro vencendo Marmeleiro por 3×0 (25/20, 25/20, 25/13). O bronze ficou com Palmas, que venceu São João por 3×1 (24/26, 25/14, 25/19, 25/8).

As equipes que garantiram suas presenças na divisão B, para a fase final em Mangueirinha, são as seguintes: basquete feminino: Realeza e Dois Vizinhos. Basquete masculino: Francisco Beltrão e Palmas. Futebol: Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos. Futsal feminino: Pranchita, Mangueirinha e Cruzeiro do Iguaçu. Futsal masculino: Pato Branco, Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul. Handebol feminino: Clevelândia e Itapejara do Oeste. Handebol masculino: Dois Vizinhos e Capanema. Vôlei feminino: Pato Branco e Palmas. Vôlei masculino: Nova Prata do Iguaçu e Marmeleiro.

Para a divisão A, as equipes classificadas da região sudoeste e que não precisaram disputar a fase regional são as seguintes: Basquete feminino: Palmas. Basquete masculino: Pato Branco. Futebol: Capanema. Handebol feminino: Dois Vizinhos. Handebol masculino: Saudade do Iguaçu.