Bruninha e “Epic Trust J.A”,
um conjunto perfeito.

A amazona Bruna Maria Zettel teve posição de destaque novamente, na segunda etapa do Ranking HSBC/TIM, prova realizada semana passada, na Sociedade Hípica Paranaense.

No primeiro dia, a pequena Bruninha fez o tempo mais rápido, o qual acabou sendo um resultado negativo, pois o tempo ideal que é fornecido no término da prova foi sete segundos a mais do que ela fez.

Mas, em seguida, com o apoio dos patrocinadores e da Confraria de Cavaleiros, ela conquistou o segundo lugar.

A prova, para quem assiste, parece ser muito fácil, só montar no cavalo e fazê-lo saltar, mas não é bem assim. Normalmente são cavalos nervosos e ligeiros. O primeiro obstáculo é tranqüilizar o cavalo e fazer com que ele não se assuste com a decoração da pista, depois cumprimentar o jurado, e aí então começa a prova. Os competidores têm que observar o tempo em que estão realizando o percurso, trabalhar as pernas nas curvas, as mãos para saber a força que usa na hora de segurar o cavalo ou largar, pois se o mesmo pegar muita velocidade, se atrapalha no salto. Se não pegar a velocidade ideal, não tem força suficiente para saltar, ou se o cavaleiro não posicioná-lo de maneira correta, aumenta o risco de ele chegar no obstáculo e “refugar”, isto é, não salta. Neste caso o competidor recebe quatro pontos de penalização e na segunda tentativa, se o cavalo não saltar, é desclassificado. Tem que saber a hora exata de usar o chicote, saber quantos “galões”, ou seja, galopes o cavalo tem que dar entre um obstáculo e outro, por isso a prova se torna difícil, e a maioria das pessoas não enxerga todas essas dificuldades.

A amazona Fernanda Zettel Bastos, prima de Bruninha, compete na categoria 1 metro, teve 46 adversários e ficou em primeiro lugar no primeiro dia de prova.

A 3.ª etapa do Ranking HSBC/TIM será realizada na cidade de Maringá, dias 17 e 18 de maio.