Rio de Janeiro – Não sobrou uma para a concorrência. Ontem, último dia de disputa do torneio de Judô dos Jogos Sul-americanos, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, o Brasil conquistou as quatro medalhas de ouro em jogo. Na categoria leve (até 73kg), Sebastian Pereira derrotou o argentino Rodrigo Lucenti (prata) na final.

As duas medalhas de bronze foram para o equatoriano José Gonzáles e o chileno Alejandro Lespeguer. Na absoluto, Daniel Hernandes superou o chileno Gabriel Lama (prata) e subiu no lugar mais alto do pódio. Milton Terra, do Uruguai, e Alfredo Paniagua, da Bolívia, ganharam medalhas de bronze. Tânia Ferreira, da categoria leve (até 57kg), venceu a chilena Ninfa Alvarez e ficou com o ouro. A prata foi para Diana Villavicencio, do Equador. O bronze, para a peruana Kathia Varcalcel.

E Viviane Oliveira derrotou a Argentina Silvana Fillipi na luta final da absoluto. Carmem Chala, do Equador, ganhou a medalha de prata. A de bronze não foi oferecida pela categoria. O judô brasileiro faturou 14 medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2002.