A seleção brasileira masculina de judô garantiu neste sábado a classificação antecipada para a semifinal da Copa do Mundo por Equipes. Ao lado de Japão e Coreia do Sul, o Brasil conquistou sua vaga depois da disputa das duas primeiras rodadas da competição, ambas realizadas em Belo Horizonte. Agora, as oito seleções participantes encaram mais duas rodadas e, na sequência, a fase final do campeonato, a partir de quinta-feira, em Salvador.

Na sexta-feira, o Brasil abriu a competição com vitórias sobre França e Espanha, mas perdeu para o Japão. E neste sábado, novamente em Belo Horizonte, a equipe brasileira ganhou os dois confrontos que disputou: vencendo em todas as categorias, com os judocas Alex Pombo (até 66kg), Leandro Cunha (até 66kg), Bruno Mendonça (até 73kg), Flávio Canto (até 81kg), Tiago Camilo (até 90kg), Rafael Silva (acima de 90kg) e Walter Santos (acima de 90kg), fez 5 a 0 em Portugal e na Grã-Bretanha.

Assim, o Brasil soma 12 pontos, em terceiro lugar na classificação da Copa do Mundo, atrás de Coreia do Sul e Japão, que estão empatados na liderança, ambos com 13 pontos. “A cada rodada a equipe está mais unida e mais fortalecida. Isso faz a diferença. Terminar a fase em Belo Horizonte com vitórias como as de hoje (sábado) é bom para motivar a equipe. Vamos para Salvador com o ânimo lá em cima”, avisou Tiago Camilo, um dos destaques da seleção brasileira de judô.

“Brasil, Coreia e Japão estão garantidos na semifinal, falta só decidir a ordem de classificação e, por isso, o confronto com a Coreia vai ser importante”, disse Flávio Canto, lembrando que os brasileiros ainda enfrentam os sul-coreanos na quinta-feira, em Salvador, quando acaba a primeira fase da Copa do Mundo. Enquanto isso, Portugal, Espanha, Itália, Grã-Bretanha e França são as outras seleções que brigam pela última vaga nas semifinais.