Para tentar o pódio no Campeonato Brasileiro Júnior de Judô nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro, a paranaense de Toledo Ana Heloisa Venzel encara uma rotina diária de mais de três horas de preparação envolvendo a parte física e técnica.

“É uma rotina de qualquer atleta de alto nível e para cumprir certas metas é necessário esse esforço”, explica o técnico Ricardo Santos que a projetou numa carreira de sucesso nos últimos anos.

Ano passado, quando ainda era juvenil, Ana Venzel venceu o Brasileiro tanto na categoria júnior quanto na categoria sênior e experiência em competições nacionais e internacionais também não lhe faltam.

O título de campeã sul-brasileira de 2010 lhe deixou numa situação confortável apenas aguardando a campeã estadual para decidir a vaga ao Brasileiro em melhor de três lutas, que acorreram na semana passada, em Curitiba.

Na decisão da categoria meio pesado (até 78 kg), contra a maringaense Rubiana Cury, Ana venceu a primeira luta por ippon a segunda por um duplo yukô
e carimbou seu passaporte para o Rio de Janeiro.