O paranaense Juraci Moreira quer fazer a festa e receber a taça de campeão do Troféu Brasil de Triatlo 2005, que terá a última etapa realizada hoje, em Santos, no litoral paulista. Ele está próximo de faturar o torneio. Com 710,25 pontos, só pode ser alcançado pelo goiano Santiago Ascenço, vice-líder com 619,75, caso tenha um desempenho muito abaixo da média.

O vencedor desta etapa soma 120 pontos. Como Juraci precisa de apenas mais vinte pontos para garantir o título, deverá correr apenas para completar a prova e marcar os pontos necessários. O evento de Santos tem largada da categoria Elite marcada para 9h25, na praia do Gonzaga, e um percurso de 1,5km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Como profissional, Juraci Moreira, de 26 anos, venceu o Troféu Brasil pela primeira vez este ano. Nas seis etapas disputadas, ele chegou na ponta em quatro – na primeira realizada em Santos, em Goiânia, Nova Lima (MG) e na Cidade Universitária, em São Paulo. Foi ainda vice na outra prova da capital paulista (também na USP) e quinto lugar na competição de Santos, em setembro. ?Estou me recuperando de um resfriado, mas acredito que poderei completar a prova de encerramento do ano sem problemas. Quero comemorar este título inédito na Baixada Santista?, afirmou o atleta, que chegou ontem ao local da competição.

Como amador, Moreira venceu quatro vezes o Troféu Brasil, evento que começou a fazer aos 15 anos. ?Travei um bom duelo com o Santiago Ascenço durante a temporada, quando fui mais regular que ele. Agora quero pegar a taça e fazer a festa, independente do resultado da prova de domingo?, completou.