Em sua terceira temporada na Fórmula Indy, o piloto norte-americano Charlie Kimball conquistou neste domingo a sua primeira vitória na categoria, ao ganhar a etapa de Mid-Ohio, nos Estados Unidos. A prova também foi boa para o brasileiro Hélio Castroneves, que chegou em sexto lugar, na frente do maior rival, e aumentou a vantagem na liderança do campeonato.

Kimball se tornou neste domingo o nono piloto diferente a vencer nas 14 etapas disputadas na temporada, sendo o quarto no ano a ganhar pela primeira vez na categoria. Com 28 anos, o norte-americano da equipe Chip-Ganassi tinha, até então, a segunda colocação em Toronto, no ano passado, e em Pocono, agora em 2013, como seus melhores resultados na Indy.

Com uma boa estratégia na corrida, Kimball terminou as 90 voltas em Mid-Ohio na primeira colocação. O segundo lugar ficou com o francês Simon Pagenaud, seguido pelo escocês Dario Franchitti e pelo australiano Will Power. A quinta posição foi do norte-americano Ryan Hunter-Reay, que tinha largado na pole position e não conseguiu se manter na frente.

Helinho, por sua vez, fez uma bela corrida de recuperação, após ter largado apenas na 15ª posição, e terminou em sexto lugar, exatamente na frente do neozelandês Scott Dixon, seu principal adversário na disputa pelo título. Agora, o brasileiro tem 453 pontos, contra 422 do segundo colocado. Ryan Hunter-Reay aparece na terceira posição, passando a ter 388.

O outro piloto brasileiro da categoria, Tony Kanaan, largou em 20º lugar e acabou sofrendo com problemas mecânicos no seu carro, o que fez com que abandonasse a corrida na 65ª volta. Assim, caiu da sexta para a décima posição no campeonato, com 313 pontos. Agora, terá chance de recuperação na próxima etapa da Indy, no dia 25 de agosto, em Sonoma (EUA).