O Los Angeles Lakers ganhou em casa do Detroit Pistons, por 114 a 99, na rodada de domingo da NBA. Mas a melhor notícia do fim de semana para os torcedores da equipe foi o retorno do superastro Kobe Bryant aos treinos. Em fase final de recuperação de uma cirurgia no tendão de Aquiles da perna esquerda, realizada em abril, ele voltou a bater bola com os companheiros no último sábado. Sua presença nos jogos, no entanto, ainda não está programada.

Um dos maiores jogadores da história da liga norte-americana de basquete, Kobe Bryant sofreu a grave contusão na reta final do campeonato passado. Apesar de já estar com 35 anos, ele descartou a aposentadoria e vem trabalhando duro na recuperação para poder disputar a sua 18ª temporada. E o Lakers espera o retorno do seu astro, com quem já conquistou cinco títulos da NBA, para voltar a estar entre as grandes forças da competição.

“Ele pareceu estar bem e fez alguns movimentos que eu não esperava que fizesse agora. Estou muito feliz por ele e por nós. Estamos esperando ansiosamente seu retorno aos jogos”, admitiu o ala/pivô espanhol Pau Gasol, ao comentar, antes do duelo contra o Pistons, sobre a presença do companheiro no treino. A expectativa inicial era de que o astro ficaria até nove meses para se recuperar da cirurgia, mas, pelo jeito, ele vai encurtar essa previsão.

Ainda sem Kobe, o Lakers vem fazendo uma temporada fraca. Na rodada de domingo, chegou à quinta vitória em 12 jogos disputados, campanha que o deixaria fora dos playoffs. Diante do Pistons, no entanto, conseguiu um bom resultado, ao ganhar em Los Angeles por 114 a 99. Destaque para Jordan Hill, que terminou com 24 pontos e 17 rebotes, maiores marcas da sua carreira. Pau Gasol também contribuiu com 12 pontos, nove rebotes e sete assistências.

Também na rodada de domingo, o Portland Trail Blazers emplacou a sua sexta vitória seguida na temporada. Mesmo fora de casa, derrotou o Toronto Raptors na prorrogação, por 118 a 110. Para isso, contou com 25 pontos e oito assistências de Damian Lillard, 25 pontos e 11 rebotes de Lamarcus Aldridge e 24 pontos de Nicolas Batum. Do outro lado, Rudy Gay foi o cestinha da equipe canadense, com 30 pontos marcados – ainda pegou 10 rebotes.

Apenas mais um jogo foi disputado na rodada de domingo. E, mesmo no ginásio do adversário, o Memphis Grizzlies derrotou o Sacramento Kings por 97 a 86. A vitória foi conquistada graças ao bom jogo coletivo do atual vice-campeão da Conferência Oeste da NBA. Destaque individual para Zach Randolph, com 22 pontos e 10 rebotes, e para Marc Gasol, com 19 pontos, oito rebotes e nove assistências. Para os donos da casa, Travis Outlaw terminou com 18 pontos.

Confira os jogos da rodada de segunda-feira da NBA:

Brooklyn Nets x Portland Trail Blazers

Chicago Bulls x Charlotte Bobcats

Oklahoma City Thunder x Denver Nuggets

Dallas Mavericks x Philadelphia 76ers

Utah Jazz x Golden State Warriors

Los Angeles Clippers x Memphis Grizzlies