Vasco e Fluminense conheceram, no final da noite da última terça-feira, os últimos rivais definidos de suas respectivas chaves na primeira fase da Copa Libertadores da América. O Libertad, do Paraguai, garantiu um lugar no Grupo 5 ao golear o equatoriano El Nacional por 4 a 1, em Assunção, e será um dos adversários do time vascaíno. Já o Arsenal de Sarandí, da Argentina, assegurou vaga no Grupo 4 ao empatar por 1 a 1 com o Sport Huancayo, no Peru, e com isso se tornou um dos adversários da equipe dirigida por Abel Braga na competição continental.

Além do Libertad, o Vasco terá pela frente o Nacional, do Uruguai, e o Alianza Lima, do Peru, no Grupo 5, enquanto o Fluminense irá encarar Zamora, da Venezuela, e os argentinos Boca Juniors e Arsenal no estágio inicial do torneio.

O Libertad se classificou na última terça ao reverter com tranquilidade o placar de 1 a 0 conquistado pelo El Nacional no confronto de ida da fase preliminar da Libertadores, no Equador. Já o Arsenal havia vencido a primeira partida do mata-mata por 3 a 0 e soube administrar a sua confortável vantagem no duelo de volta.

Em Assunção, Velázquez abriu o placar para o Libertad no primeiro minuto do jogo e Minda empatou, aos 12, para o El Nacional, mas Núñez e Rodolfo Gamarra abriram 3 a 1 para a equipe da casa ainda na etapa inicial. E, nos acréscimos do segundo tempo, Civelli decretou o 4 a 1.

Já em Huancayo, no Peru, a equipe da casa fez 1 a 0 com um gol de Ibarra, aos 44 minutos do primeiro tempo, mas Leguizamón, aos 40 da etapa derradeira, garantiu o empate ao Arsenal.

E o Fluminense irá estrear nesta edição da Libertadores justamente contra o Arsenal, na próxima terça-feira, às 22 horas, no Engenhão. Já o Vasco iniciará a sua participação no torneio no dia seguinte, contra Nacional, do Uruguai, também em confronto no Rio no mesmo horário.