Os dois líderes do Novo Basquete Brasil (NBB) se mantiveram no topo da tabela de classificação após a realização, nesta sexta-feira, da nona rodada do returno. O Universo/BRB/Financeira Brasília (DF) venceu, com dificuldade, o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV (ES) por 92 a 85. E o Flamengo (RJ) superou, em casa, o Vivo/Franca (SP) por 78 a 70. Com estes resultados, as duas equipes chegaram à 17.ª vitória em 21 jogos, mas o time do Distrito Federal fica na liderança devido ao confronto direto entre as equipes.

No jogo em que abriu a rodada, o Flamengo fez uma partida muito equilibrada com o Franca. O ala Marcelinho foi o cestinha da partida com 26 pontos, além de anotar nove rebotes. O pivô Teichmann colaborou com 15 pontos e sete rebotes. Pelo lado do Franca, o armador Vitor Benite foi o destaque, com 19 pontos. “Ganhamos graças à nossa defesa. No primeiro tempo defendemos bastante e foi muito importante. Nosso ataque não estava inspirado, mas a defesa nos sustentou no jogo”, afirmou Marcelinho.

O líder Universo teve dificuldades para vencer o Vila Velha. Jogando com o apoio da torcida, o time capixaba virou o primeiro tempo à frente no placar (44 a 38). Porém, no terceiro e quarto períodos, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira soube aproveitar os contra-ataques e chegar à vitória.

O pivô Mineiro foi o cestinha da partida, com 22 pontos. Pelo lado do Cetaf, o norte-americano McNeil foi destaque com 17 pontos. “O time não teve um bom início de jogo, mas se recuperou para conseguir a vitória. O que foi muito importante, pois se não tivéssemos vencido, perderíamos a liderança”, afirmou o ala/pivô Guilherme Giovanonni.

No duelo da capital de São Paulo, o Paulistano/Amil (SP) venceu o Pinheiros/SKY (SP) por 85 a 80. Essa foi a sétima vitória dos nove jogos que as equipes fizeram nesta temporada (sete partidas pelo Campeonato Estadual e duas pelo NBB).

A dupla Fernando Penna e Paulinho Boracini foi o destaque do Paulistano, com 23 e 22 pontos, respectivamente. Pelo lado do Pinheiros, o pivô Olivinha conseguiu um duplo-duplo de 30 pontos e 11 rebotes. “Foi uma vitória muito importante, contra um adversário que é rival na Capital. Isso vai dar muita motivação para os jogos seguintes que teremos”, comentou Penna.

Confira os resultados desta sexta-feira no NBB:

Flamengo (RJ) 78 x 70 Vivo/Franca (SP)

São José/Unimed/Vinac (SP) 96 x 89 Palmeiras/Lupo/Araraquara (SP)

Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV (ES) 85 x 92 Universo/BRB/Financeira Brasília (DF)

Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha (ES) 72 x 81 Pitágoras/Minas (MG)

Paulistano/Amil (SP) 85 x 80 Pinheiros/SKY (SP)

Ciser/Araldite/Univille/Joinville (SC) 75 x 74 Assis Basket (SP)