Aliocha Maurício/Tribuna
Levi e Heriberto mostram obra que estará à venda em outubro.

Quatorze anos depois de lançar a obra Futebol Paraná História, o pesquisador/historiador Levi Mulford Cherestenzen, jornalista responsável pelo maior e mais completo arquivo esportivo do futebol paranaense, brasileiro e internacional de que se tem notícia no Paraná, voltou a se reunir com o professor pesquisador Heriberto Ivan Machado para lançar, no início de outubro, a nova versão, revista e ampliada, sob o título de Futebol do Paraná -100 Anos de História, uma obra que resgata o início do esporte bretão na terra das araucárias.

Nesta nova versão, além de resgatar o verdadeiro começo do futebol no Paraná, os autores conseguiram inserir no compêndio todos os campeonatos do Norte Novo e Setentrião (Norte Velho).

Os bons tempos de Londrina, Grêmio Maringá, Comercial de Cornélio Procópio, Cambaraense e Jacarezinho, entre outros, estão documentados.

Curiosidades

A chegada da primeira bola ao Paraná, datada de 1903 (e não 1909, como até então tinha-se como versão real), foi uma ?obra? de um dos expoentes da nossa administração pública: Victor Ferreira do Amaral.

O livro resgata e coloca o Paraná como precursor neste tipo de trabalho de formação de uma obra que relata os primórdios do esporte, em relação ao Brasil, e terá importante apoio, para sua edição e lançamento, da Stival Alimentos.

Serão pouco mais de 900 páginas contanto todos os detalhes dos juvenis, juniores, amadores, suburbana e profissional de todo o Paraná.

O recheio ainda conta com a participação dos futebolistas paranaenses em campeonatos nacionais de seleções e de clubes, bem como as participações dos clubes do Paraná em excursões ao exterior e torneios internacionais, histórias e relatos dos paranaenses em seleções brasileiras (principais e de base), e muitos outros detalhes.