SELO_PARANAENSE_2018_WEBO principal objetivo do Londrina, em 2018, é conquistar o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Paranaense, e o objetivo é ser campeão, servirá como forma de preparação para a temporada que também terá a Copa do Brasil e Primeira Liga.

A grade novidade do clube para 2018 é a troca do comando técnico. Após seis anos como treinador do Tubarão, Cláudio Tencati pediu demissão e deu espaço para chegada de Ricardinho. Com duas Copas do Mundo (2002 e 2006) com a seleção brasileira como jogador, o treinador de 40 anos vai para o oitavo clube da carreira como técnico. Iniciou em 2012, no Paraná Clube. Passou pelo Tricolor novamente em 2014, além de Ceará e Avaí (2013), Santa Cruz (2015), Portuguesa e Tupi (2016).

Para ajudar o Tubarão nessa temporada, jogadores importantes como o volante Germano e o zagueiro Dirceu renovaram contrato com o LEC por mais duas temporadas. Além deles, permanecem no elenco o volante Jardel, os atacantes Carlos Henrique e Safirinha e o goleiro César.

A principal baixa do Londrina é o atacante Artur, que retorna de empréstimo ao Palmeiras. Titular na reta final da Série B do ano passado, o zagueiro Edson Silva voltou para o futebol paulista, e o lateral Ayrton retornou ao Fluminense. Ainda entre os que saíram estão o volante Bidia, prata da casa, e o atacante Negueba – ambos não renovaram com o clube.

Até agora o LEC fez nove contratações de para integrar o elenco sob o comando do técnico Ricardinho. De volta ao Tubarão, Keirrison é o principal nome entre os reforços. Na sua primeira passagem o atacante fez trinta partidas entre Paranaense, Copa do Brasileiro e Série B e marcou nove gols com a camisa alviceleste. Ano passado fez apenas sete jogos pelo Coritiba, inclusive a derrota de 2×1 para a Chapecoense que rebaixou o Verdão.

Para a mesma posição chega também o atacante Wesley, de 24 anos, emprestado da Inter de Limeira, clube no qual foi destaque em 2017, com 12 gols marcados, e ajudou a conquistar o acesso para a Série A2 do Paulistão. E ainda o atacante Gustavo Tocantins, que veio do Corinthians e foi campeão da Copa São Paulo em 2015.

Além desses integram o elenco londrinense os zagueiros Lucas Áfrico e Vinícius Del’Amore, o volante Moisés, os meias Thiago Primão e Alex e o atacante Caíque.

Testes

A equipe principal fez dois testes antes do início do Campeonato Paranaense. Venceu o Linense por 3×1 com lan; Romisson, Del’Amore, Silvio e Lucas Áfrico; Rômulo e Moisés Gaúcho; Marcinho, Wesley e Ítalo; Keirrison. O outro teste foi ontem diante do Iraty, com outra vitória do Londrina, desta vez por 2×0. Os gols foram marcados por Marcinho e Wesley.

Pode chegar

O meia Rodrigo Figueiredo, de 21 anos, pertence ao Corinthians e não pode entrar na lista B no Paulistão, que é restrita a atletas formados até 1997. Por isso há chances do jogador ser emprestado ao Tubarão para 2018. O Londrina estreia no Paranaense diante Foz do Iguaçu, no Estádio ABC, no próximo domingo (21) às 17h. Em 2017, o LEC chegou à semifinal do torneio e foi eliminado nos pênaltis pelo Atlético.