A segunda edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato nacional masculino sub-22, teve início ontem, um dia após o Natal.

LDB contará com 18 clubes, divididos em quatro grupos. As equipes se enfrentarão dentro das chaves e os dois primeiros colocados de cada uma avançam às quartas de final. Os Grupos A e B serão disputados no Ginásio da Asceb, em Brasília. O B e o C, na Arena Vivo, em Belo Horizonte.

O Flamengo, atual campeão da LDB, está no Grupo A, ao lado de Pinheiros/SKY, Winner/Kabum/Limeira e o convidado ALE/Londrina, do Paraná. O time do técnico Paulo Chupeta segue como um dos principais favoritos ao título, contando com quatro atletas que atuam na equipe principal.

No Grupo B, o Uniceub/BRB/Brasília joga em casa. Em sua chave, estão o Palmeiras, o Tijuca/Rio de Janeiro, o convidado Faculdade 2 de Julho, da Bahia, e o Vivo/Franca, também cotado para brigar pelo título. O time do interior paulista foi campeão estadual juvenil e tem em seu time principal diversos atletas jovens.

No Grupo C, o Paschoalotto/Bauru, vice-campeão da LDB da temporada passada, tem pela frente o São José/Unimed, o Ginástico/Cetaf, o convidado São Luís Basquete, do Maranhão, e a Liga Sorocabana, time que contará com o norte-americano Desmond Holloway, um dos destaques do NBB.

Quem joga em casa no Grupo D é o Minas Tênis Clube, que enfrenta o Vitória Basquete/Cecre, o Suzano/Casumar/Campestre e o Paulistano/Unimed, terceiro colocado na última temporada da LDB.