Os representantes paranaenses da Copa São Paulo de Juniores – Atlético, Coritiba e Londrina – voltam a campo hoje, às 14 horas, em uma rodada que pode decidir o futuro dos times na competição. O Coritiba parte para o “tudo ou nada” contra o Osasco. Derrotado pelo Juventus na estréia, por 2 a 0, o time do Alto da Glória precisa de uma vitória para continuar sonhando com a próxima fase da competição. Pelo regulamento, apenas a melhor equipe de cada grupo segue adiante. No grupo do Coxa (L), Juventus e Osasco estão na liderança.

Para o desafio de hoje, o técnico Edson Borges alterou o esquema tático da equipe. “Como adequamos o 4-4-2 no segundo tempo do primeiro jogo e o time melhorou, vamos utilizá-lo”, explicou. “Como só a vitória interessa, vamos partir para cima do adversário”. Com isso, Rondinelli e Índio deixam a equipe, que terá Welington; James, Tiago Soler, Miranda e Ceará; Márcio Egídio, Cacique, Massai e Lira; Róbson e Tiago Santos.

Em situação um pouco melhor está o Atlético, que empatou em 1 a 1 com o Inter na primeira rodada. Como Radium e Corinthians-AL também empataram pelo mesmo placar, uma vitória aumenta consideravelmente as chances de classificação do time. Para o compromisso de hoje, o técnico Lio aposta em um time mais ofensivo. Sem poder contar com o volante Lucas Martins, que foi expulso na estréia, o treinador optou por escalar o meia-atacante Tony. “Quero que o time jogue para frente. Agora que a ansiedade da estréia já passou, espero que o time erre menos e arrisque mais”, resumiu o treinador. Como joga em um horário que costuma desgastar muito os atletas, o treinador guardou uma carta na manga para o decorrer da partida. “O Lima foi bem quando solicitado no primeiro jogo e vamos lançá-lo quando a defesa adversária já estiver cansada”. O Atlético entra em campo com Márcio; Alessandro, Tiago e Élton; André, Fernando, Tony e Evaldo; Lucas Zancanaro, Rato e Fabinho.

Das três equipes, o Londrina é o único que pode garantir a vaga à próxima fase antecipadamente. Com a surpreendente vitória sobre o Guarani-SP (2×0), com destaque para o atacante Jean Carlos, autor dos gols, o time pode se garantir se passar pelo líder Rio Branco, que aplicou 3 a 0 no Cene-MS na estréia. Para o compromisso, o técnico Rogério Micale mantém o mesmo time, que tem Rafael; Referson, Alex e Jhones; Fernando, Santana, Juninho, Rodrigo e Fabinho; Leandro Bravin e Jean Carlos.

Vitória garante “paulistinhas”

A segunda rodada da 34.ª Copa São Paulo de Juniores será realizada hoje e amanhã, com a expectativa de muitos gols. A primeira rodada, no último domingo, registrou a média de três jogos por jogo. Serão 30 jogos hoje e dois amanhã.

Apesar da presença de times desconhecidos entre os 64 participantes, a competição manteve bom nível e forte equilíbrio. O motivo é simples: a maioria dos clubes é de aluguel, quase sempre bancados por empresários. Mas os grandes paulistas continuam favoritos a conquista uma vaga na segunda fase, que terá apenas o campeão de cada grupo, num total de 16 times.

Em São José dos Campos, Palmeiras e Bahia jogam no Estádio Martins Pereira, às 16h, com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil. Os dois times ganharam na estréia e uma nova vitória praticamente assegura a classificação à próxima fase, direito assegurado apenas ao campeão de cada grupo.

O Palmeiras é o atual campeão paulista da categoria, mas corre atrás de seu primeiro título da Copa São Paulo. Na estréia o time paulista não teve dificuldades para vencer o Cachoeiro, do Espírito Santo, por 4 a 2, que tem como principal atração o técnico Jacozinho, folclórico atacante nordestino dos anos 80.

Pelo grupo K, em Limeira, o Corinthians enfrenta o Auto Esporte-PB em busca de mais uma vitória. Para isso, confia na habilidade do jovem Elton, de apenas 16 anos e 49 quilos, destaque da goleada de 5 a 0 contra o América-RN.

Fechando a rodada dos grandes clubes paulistas, o São Paulo enfrenta o Sergipe em Santo André, pelo grupo P, e a Portuguesa, que empatou por 2 a 2 com o Criciúma, tenta a sua primeira vitória dentro da chave M, diante do surpreendente líder Mamoré-MG, que ganhou do Atlético Sorocaba por 3 a 1.

Amanhã, a Rede Vida de Televisão mostra Santos e Brasiliense, às 20h, pelo grupo G, com sede em Leme. O horário e data da partida foram alterados a pedido da emissora, para não modificar a sua grade de programação. A situação nesta chave é a mesma de Palmeiras e Bahia. Os dois times vêm de vitórias e, com mais três pontos, um dos dois praticamente garante vaga nas oitavas-de-final. Na preliminar, às 18h, se enfrentam Lemense e Figueirense.