A Liga dos Campeões conheceu nesta terça-feira mais cinco clubes que integrarão a fase de grupos da competição. Entre eles estão os favoritos Lyon e Atlético de Madrid, que passaram com facilidade pela quarta fase do classificatório. Ambos os times ganharam os jogos de volta, depois de já terem conquistado vantagem nas partidas de ida. Além deles, o suíço Zurich, o israelense Maccabi Haifa e o húngaro Debrecen também se garantiram na competição.

Na classificação do Lyon, o grande destaque foi o argentino Lisandro López, que marcou os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o belga Anderlecht. O jogo foi na Bélgica, e o time francês já havia goleado em casa por 5 a 1. López liquidou a fatura ainda no primeiro tempo. Aos 26 minutos, o atacante aproveitou a saída errada da defesa para encobrir o goleiro e abrir o placar. Seis minutos depois, dominou o cruzamento rasteiro da direita e chutou no canto.

Perdendo por 2 a 0, o Anderlecht seguiu nervoso em campo e errando muito. Após sofrer o primeiro gol em uma bobeira da defesa, o terceiro do Lyon saiu novamente em um erro de passe do time belga. A equipe francesa então aproveitou a falha para tocar a bola e deixar López livre para bater de fora da área, acertando um belo chute. No segundo tempo, a equipe anfitriã só conseguiu descontar em cobrança de pênalti convertida por Suárez.

Em casa, o Atlético de Madrid também passou fácil pelo Panathinaikos, da Grécia. Depois de vencer por 3 a 2 em Atenas, a equipe espanhola abriu vantagem logo no início nesta terça. Logo aos quatro minutos, Heitinga cruzou da direita e Forlán desviou para o meio. Na tentativa de afastar o perigo, Vintra marcou contra. O Atlético ainda dominou o restante do jogo e ampliou o placar nos minutos finais, com o argentino Agüero, que fez jogada individual e bateu na saída do goleiro.

Nos outros jogos, o Zurich recebeu o Ventspils, da Letônia, após já ter vencido por 3 a 0 no jogo de ida. Em casa, o time suíço voltou a triunfar, ganhando por 2 a 1. O Maccabi Haifa, que venceu o Salzburg, da Áustria, por 2 a 1 no primeiro confronto, fez 3 a 0 em Israel. Na Hungria, o Debrecen derrotou o Levski Sofia, da Bulgária, por 2 a 0, ampliando a vantagem de 2 a 1 que tinha conquistado na partida de ida.

Agora, Lyon, Atlético de Madrid, Zurich, Maccabi Haifa e Debrecen esperam pelo sorteio das chaves para saber que grupo integrarão na próxima fase da Liga dos Campeões. O evento acontece nesta quinta-feira, em Monaco. Já os times eliminados no classificatório – Anderlecht, Panathinaikos, Ventspils, Salzburg e Levski Sofia – estão garantidos na fase de grupos da Liga Europa, nova denominação para a antiga Copa da Uefa.