A fase final dos 54.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop?s), em Curitiba, chega ao quinto dia de competição nesta quarta-feira (11), quando iniciam as disputas em mais cinco modalidades: ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Até agora já foram decididas medalhas em várias provas do atletismo e também nas modalidades coletivas para alunos com necessidades educacionais especiais.

Nesta quarta-feira (11) as disputas chegam à segunda rodada da segunda etapa de classificação em quatro modalidades coletivas (basquete, futebol, handebol e vôlei) e à primeira no futsal. Encerrada a segunda etapa de classificação, os colégios que avançam disputam as semifinais (sexta-feira) e depois as finais (sábado). O fustsal vai até domingo, quando sai a classificação final.

As três primeiras modalidades em que as disputas serão encerradas, nesta sexta-feira (13), são a ginástica, judô e natação, as com menores números de participantes, respectivamente com 55, 270 e 420 alunos. Em todas as modalidades coletivas as disputas são em quatro categorias: classes A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos) e no masculino e no feminino.

O atletismo, que vai até sábado, é a modalidade com o maior número de competidores: 3.100 alunos. Depois vêm o futebol (1.150), futsal (960), handebol (900), basquete (760), vôlei (750), xadrez (710) e tênis de mesa (540).

Como nos Jogos Universitários, Jogos da Juventude e Jogos Abertos, nos Jogos Colegiais também houve aumento no número de participantes, este ano. Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o aumento foi devido a alguns ajustes no regulamento da competição, propostos pelos próprios colégios.