Rio de Janeiro – O Complexo Esportivo de Deodoro, localizado na Vila Militar, zona norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado nesta quinta-feira (5). O espaço é formado por quatro centros: o de tiro esportivo, o de hipismo, o de hóquei sobre grama e de pentatlo. A área também abrigará o futebol dos Jogos Parapan-americanos.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou da cerimônia de inauguração do Centro Nacional de Tiro Esportivo, onde vão ser realizadas as competições de tiro esportivo e tiro com arco dos Jogos Pan-Americanos. Ele disse que a estrutura do complexo vai servir para a iniciação esportiva de crianças e jovens, e ainda para a formação de atletas de elite.

Durante as demonstrações de tiro com arco, Orlando Silva ficou entusiasmado, e resolveu participar também. Após errar o tiro, o ministro comentou, bem humorado, a sua falta de pontaria.

"Como atirador eu sou um excelente ministro do Esporte. Mas é uma sensação interessante a que eu tive: perceber a precisão que esse esporte requer", disse. "Mas treinando uns cinco anos, quem sabe nos jogos olímpicos de 2016 eu tenha alguma chance", brincou.

Integrantes de várias delegações estiveram presentes, como a de pentatlo moderno, que inclui cinco modalidades: tiro, esgrima, hipismo, natação e corrida.

A técnica da equipe brasileira feminina de pentatlo, Rafaela Wiked, aprovou as instalações do centro de tiro. "Esse espaço é excelente. Nós já tínhamos participado do campeonato mundial, em maio, que foi o evento teste do pentatlo nessas instalações".