O venezuelano Pastor Maldonado confirmou o seu domínio da temporada 2010 da GP2 e venceu neste sábado a primeira prova da etapa alemã da categoria, realizada no circuito de Hockenheim. Assim, ampliou a sua vantagem na liderança do campeonato para 24 pontos.

Maldonado assumiu a liderança da prova na largada ao ultrapassar o pole position Charles Pic e soube conter a pressão do mexicano Sergio Perez, que terminou a prova na segunda colocação, para vencer a corrida na Alemanha. O francês Pic ficou em terceiro lugar e completou o pódio depois de cair para a sétima posição.

Os pilotos brasileiros tiveram desempenho discreto em Hockenheim. Alberto Valério terminou a prova em 11° lugar, enquanto Luiz Razia abandonou a disputa logo no início, após se envolver em acidente com Davide Valsecchi. O piloto italiano foi punido pela direção de prova por conta do incidente.

Com a vitória, Maldonado chegou aos 66 pontos na classificação geral. Ele é seguido pelo espanhol Dani Clos, que tem 42. Razia está na oitava posição, com 20 pontos, e Valério ocupa o 17° lugar, com quatro pontos. A segunda prova da GP2 em Hockenheim ocorre no sábado, a partir das 5h35 (horário de Brasília).