O técnico Mano Menezes anunciou na tarde desta segunda-feira os 24 convocados para o seu primeiro compromisso pela seleção brasileira, no amistoso do dia 10 de agosto, contra os Estados Unidos, em Nova Jersey (EUA). Seguindo o planejamento de renovação da equipe imposto pela CBF, o novo comandante surpreendeu com uma lista cheia de novidades, com apenas quatro jogadores que estiveram no grupo de Dunga na Copa do Mundo na África do Sul.

Mano optou por chamar 24 jogadores porque será obrigado a cortar um deles no futuro: Hernanes, do São Paulo, ou Sandro, do Inter. Os dois se enfrentam pela semifinal da Libertadores, sendo que o time vencedor do confronto fará a final da competição continental no dia 11 de agosto, impedindo sua participação no amistoso da seleção.

Cumprindo a ordem de renovação, Mano chamou apenas quatro jogadores que estiveram na Copa: o lateral Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva, o meia Ramires e o atacante Robinho. Entre os outros 20 convocados, estão 10 novatos na seleção: Renan, Jefferson, Rafael, David Luiz, Réver, Jucilei, Paulo Henrique Ganso, Ederson, André e Neymar.

Mesmo com pouco tempo para montar a lista – contratado pela CBF na noite da última sexta-feira, após recusa de Muricy Ramalho, ele ainda trabalhou no comando do Corinthians no sábado e no domingo -, Mano atendeu aos apelos dos torcedores e da imprensa, convocando os jovens astros do Santos. Assim, o meia Paulo Henrique Ganso e os atacantes Neymar e André foram finalmente chamados para ter a primeira oportunidade na seleção.

Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Mano terá quatro anos para montar uma equipe totalmente reformulada em relação àquela que disputou a Copa na África do Sul sob o comando de Dunga. A ordem do dirigente é fazer uma seleção que tenha a “cara do futebol brasileiro” e que possa suportar a pressão de jogar em casa no Mundial de 2014.

Confira a lista de convocados:

Goleiros

Renan (Avaí)

Jefferson (Botafogo)

Victor (Grêmio)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)

Rafael (Manchester United)

André Santos (Fenerbahçe)

Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros

David Luiz (Benfica)

Henrique (Racing Santander)

Réver (Atlético-MG)

Thiago Silva (Milan)

Meio-campistas

Lucas (Liverpool)

Sandro (Inter)

Jucilei (Corinthians)

Hernanes (São Paulo)

Carlos Eduardo (Hoffenheim)

Ederson (Lyon)

Ramires (Benfica)

Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes

Alexandre Pato (Milan)

André (Santos)

Neymar (Santos)

Robinho (Santos)

Diego Tardelli (Atlético-MG)