O técnico Mano Menezes começou a esboçar a escalação do Flamengo no início do seu trabalho no novo clube. Nesta quinta-feira, ele comandou um trabalho tático no CT do clube em Vargem Grande e alterou o esquema tático que vinha sendo utilizado ao optar pelo 4-3-3, além de fazer algumas mudanças na formação, especialmente no sistema defensivo.

Mano optou pelo time com três atacantes – Carlos Eduardo, Marcelo Moreno e Paulinho -, o que nunca tinha sido utilizado pelo técnico Jorginho, e escalou João Paulo na lateral esquerda e Wallace na zaga. Os dois defensores vinham sendo reservas, assim como o atacante Carlos Eduardo, que trabalhou com o treinador no Grêmio.

Cáceres, recuperado de uma lesão, também ganhou uma oportunidade no meio-de-campo, enquanto Gabriel recebeu a tarefa de ser o principal articulador de jogadas. Já Paulinho parece seguir em alta no time, mesmo após a mudança de técnico.

Assim, os titulares do Flamengo começaram a atividade com a seguinte escalação: Felipe, João Paulo, González, Wallace e Léo Moura; Cáceres, Elias e Gabriel; Paulinho, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno.

Após 25 minutos de treinos, Mano fez algumas alterações no time titular do Flamengo, o treinador deu chances a Samir, Nixon e Diego Silva, que ocuparam as vagas de González, Carlos Eduardo e Cáceres, respectivamente. Já Bruninho e Frauches ganharam oportunidades entre os reservas. O trabalho foi vencido pelos titulares por 1 a 0, com gol de Gabriel.