A Maratona Aquática Internacional de Santos vai receber os principais atletas brasileiros da modalidade, no próximo domingo. A prova, também chamada de Troféu Renata Agondi, é uma das etapas da Copa do Mundo e vale como seletiva para os Jogos Pan-Americanos, que acontecem em outubro deste ano na cidade de Guadalajara, no México.

O circuito terá a medida olímpica de 10 km e vai contar com atletas de 19 países. Todos os nadadores sul-americanos, no entanto, competirão pelo posto no Pan, além do título da etapa.

Os sete primeiros colocados, tanto no masculino como no feminino, asseguram uma vaga, respeitado o limite de dois atletas por país em cada categoria. Brasileiros como Samuel de Bona e Ana Marcela Cunha, vencedores da última Travessia dos Fortes, são fortes candidatos na disputa.

O país também terá a presença de nomes consagrados nas maratonas, como Poliana Okimoto e Allan do Carmo, além de Victor Simões e Luiz Rogério Arapiraca. Na concorrência, destaque para Andreína Pinto, da Venezuela, Damian Blaum, da Argentina e Roberto Penailillo, do Chile.