A saltadora Maurren Maggi estreou na temporada 2012, quando buscará o bicampeonato olímpico, com vitória. Neste domingo, a brasileiro venceu a prova do salto em distância no GP de Belém, realizado no Estádio Mangueirão, com a marca de 6,62 metros. Ela ficou à frente de Keila Costa e Jéssica Reis.

“A prova não foi do jeito que queria, mas o importante é que foi medalha de ouro e que comecei o ano bem porque foi com uma boa vitória”, afirmou a campeã olímpica, que voltará a competir no dia 16 de maio, quando participará do GP de São Paulo, no Ibirapuera.

“Fiquei emocionada com o carinho do público quando entrei na pista. É sempre bom competir em Belém e foi difícil conter a emoção, mas, na sequência, respirei fundo e me concentrei para entrar na disputa”, agradeceu Maurren.

O Brasil também venceu a versão masculina do salto em distância com o atual campeão mundial indoor. Mauro Vinícius da Silva, o Duda, que possui o índice olímpico, atingiu 7,95 metros. O chileno Daniel Pineda terminou em segundo lugar, com 7,65m, e o brasileiro Lourival Nogueira, com 7,50m, completou o pódio, à frente de Jadel Gregório, com 7,08m.

A brasileira Rosângela Santos venceu a disputa dos 100 metros, mas não obteve o índice olímpico por apenas dois centésimos, já que marcou 11s24. A norte-americana Alexandria Anderson, com 11s39, ficou em segundo lugar, seguida pela brasileira Evelyn dos Santos, com 11s43. A versão masculina da prova foi vencida por Emmanuel Callender, de Trinidad e Tobago, com 10s18. Bruno Lins foi o segundo colocado, com 10s27, e Nilson André terminou em terceiro lugar, com 10s37.

Em prova acirrada, o brasileiro Fábio Gomes da Silva venceu a disputa do salto com vara, com 5,40 metros, por ter saltado menos vezes do que os adversários. O norte-americano Mark Hollis foi o segundo colocado e o brasileiro Augusto Dutra da Silva de Oliveira garantiu a terceira posição.

A norte-americana Tiffany Townsend venceu os 200 metros com o tempo de 23s20, à frente das brasileiras Geisa Coutinho e Vanda Gomes. Recordista sul-americana, Ana Cláudia Lemos ficou apenas na quarta colocação. A versão masculina da prova foi vencida por Michael Mathieu, de Bahamas, com o tempo de 20s16. Os brasileiros Aldemir Gomes e Diego Cavalcanti completaram o pódio.

A prova dos 1.500 metros foi vencida pelo marroquino Fouad Elkaam com o tempo de 3min40s16. O brasileiro Leandro Prates Oliveira ficou na segunda posição, à frente do compatriota Jean Pierre Ferrugem.