O Brasil terminou o primeiro dia do Mundial de Judô, realizado no Japão, com a conquista de uma medalha de prata. Mayra Aguiar, de apenas 19 anos, fez uma campanha impecável até a final da categoria até 78kg, quando foi derrotada pela norte-americana Kayla Harrison. Mesmo assim, conseguiu um feito inédito, já que as judocas do País nunca haviam disputado uma decisão do Mundial.

Mayra Aguiar iniciou a sua participação com uma vitória por yuko sobre a sul-coreana Gyeong-Mi Jeong. Depois, para chegar na final, emplacou três triunfos por ippon. A brasileira passou pela cubana Yalennis Castillo, atual vice-campeã olímpica, Xiuli Yang, atual campeã olímpica, e pela alemã Heide Wollert, medalha de bronze no Mundial de 2009.

Na final, porém, Mayra Aguiar perdeu para a norte-americana Kayla Harrison por yuko no golden score. Revelação do judô brasileiro, a atleta de 19 anos tem, entre seus feitos, a conquista de uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, na categoria até 70kg.

RAFAEL SILVA – Já o brasileiro Rafael Silva perdeu a disputa da medalha de bronze no Mundial de Judô, na categoria acima de 100kg. Ele estreou com uma vitória sobre o estoniano Martin Padar por yuko e, em seguida, superou o australiano Jake Andrewarta por ippon. Ele, no entanto, não resistiu ao francês Teddy Riner e perdeu por ippon.

Na repescagem, Rafael Silva derrotou por waza-ari Lasha Gujejiani, da Geórgia, no golden score. Na disputa do bronze, foi superado pelo francês Matthieu Battaile por ippon e terminou a disputa na quinta colocação.

Na mesma categoria de Rafael Silva, Walter Santos foi derrotado por ippon por Stanislav Bondarenko na sua estreia e, assim, foi eliminado na primeira luta no Mundial de Judô.

LUCIANA CORRÊA – Campeão mundial em 2007, Luciano Corrêa foi a principal decepção brasileira no primeiro dia do Mundial de Judô. Na categoria até 100kg, ele foi derrotado na sua primeira luta por ippon pelo norte-americano Kyle Vashkulat.

Maria Sullen Altherman foi outra brasileira a entrar no tatame. E ela foi eliminada logo na sua estreia na categoria acima de 78kg ao perder para a japonesa Maki Tsukada por ippon.