Durante o 2.º Meeting Paranaense de Corrida, que acontece nos dias 24 (das 18h45 às 22h) e 25 (das 8h45 às 16h), no auditório o Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, na Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Jd. Botânico, em Curitiba, promovido pela ONG Saúde Esporte, o professor João Egdoberto Siqueira conhecido pela sua vida acadêmica, especialista em atletismo e mestre em treinamento desportivo irá apresentar os principais meios de treinamento para corrida de 10k. Hoje, em Curitiba acontecem cerca de 5 a 6 provas de corrida de rua por mês e nem todos os envolvidos – técnicos e atletas – estão preparados.

A corrida de rua, ou – pedestrianismo -como também é conhecida, é uma das modalidades do atletismo que mais vem crescendo e atraindo adeptos em todo o mundo.

Atualmente, existem milhares de corredores, profissionais ou amadores, que participam de competições dentro e fora do Brasil, e que, em diferentes distâncias, como as provas de 10 km, 21,095 km (Meia Maratona) e 42,195 km (Maratona), buscam por superação, recordes ou simplesmente por uma melhor qualidade de vida. Em Curitiba, as provas de corrida de rua organizados pela Smel (Secretaria de Esporte e Lazer) recebe cerca de dois mil participantes. Se ampliarem as Inscrições para três mil, teríamos confirmados todas as vagas.

Apesar de ser uma prática saudável e muito recomendada, participar de uma corrida de rua requer uma preparação especial, e pensando nisso, a ONG Saúde Esporte, promove o 2.º Meeting Paranaense de Corrida convidando professores e doutores em suas especialidades para apresentar as principais novidades, dar algumas dicas e orientações básicas para esse tipo de evento.

Outro destaque do evento está direcionado ao treinamento de força para corredores, que será ministrado pelo cubano professor Vidal Palácios Calderón, doutor em Ciências da Cultura Física em Havana/Cuba. Calderón irá abordar como o treinamento de força pode ser desenvolvido ao longo de um ano em corredores de longa distância.

Há uma enorme gama de situações em que a musculatura se vê obrigada a responder durante a corrida.

Inscrições

Procorrer (Av. Vicente Machado, 320), Quiosque Natureza (PolloShop Alto da XV – Área de Alimentação), Ativo.com (www.ativo.com).
Mais informações: Organização Saúde Esporte. Telefones (41) 9603-1441 (Carlos) e 9956-7191 (Marcelo).