O ano foi excelente para Fabiana Murer, mas ela ainda quer mais nas próximas temporadas. Depois de conquistar o título da Diamond League, circuito que reúne a elite do atletismo mundial, e bater o recorde sul-americano do salto com vara (4,85 metros), a brasileira já foca novos objetivos. E o mais ambicioso deles é faturar uma medalha na Olimpíada de Londres, em 2012.

O desempenho consistente nesta temporada deu confiança à atleta, que aponta a experiência adquirida como grande arma para melhorar sua marca e fazê-la competir “de igual para igual” com a russa Yelena Isinbayeva, sua principal adversária na modalidade.

“Foi um ano maravilhoso. Me sinto mais madura e encaro a competição de forma diferente. Cresci como atleta, venho melhorando o meu resultado e ganhando experiência. O troféu da Diamond League mostrou que eu fui a mais constante neste ano”, analisa Fabiana, demonstrando confiança para o futuro. “Meu objetivo agora é Londres”.

Para destacar sua evolução, a saltadora ainda relembra o ocorrido na Olimpíada de Pequim, quando uma de suas varas desapareceu na pista do Estádio Ninho de Pássaro. “Se perder a vara de novo, já até sei o que fazer”, brinca.

Fabiana, no entanto, não esconde o desgaste físico para sua última competição de 2010, o Troféu Brasil de atletismo. Mas garante estar motivada para disputar uma prova em casa. “O ânimo é maior, mas não dá pra dizer que eu vou saltar 4,90 metros porque realmente estou bem cansada. Quero me divertir, é sempre muito gostoso competir no Brasil com a família assistindo”, afirma.