Os campeões paranaenses de motovelocidade 2009 foram definidos no último fim de semana, durante a última etapa da competição, que contou com rodada tripla, no circuito Raul Boesel, no Autódromo de Curitiba, em Pinhais.

Os 99 pilotos inscritos na edição 2009 do Campeonato Paranaense foram divididos em seis categorias: 500cc, PróStreetbike, Streetbike, Superbike, Streetsport e Supersport.

“Foi um ano ótimo para a motovelocidade. Conseguimos fazer do Paranaense o campeonato mais disputado em todo Brasil. Em algumas categorias a disputa foi definida por apenas três pontos”, diz o diretor da Força Livre Motorsport, Eduardo Pereira.

Na 500cc, o piloto Mauro Laguna foi campeão com 158 pontos. Com apenas três pontos atrás veio Wadih Nassar e Marcel Wilson foi o terceiro com 95 pontos. Rafael de Paula Silva, da PróStreetbike, venceu com 144 pontos. Luciano Fracaro ficou em segundo com 14 e Júlio Vieira em terceiro com 125.

Na Streetsport, Fábio de La Pietra conquistou o título atingindo 138 pontos. Em segundo e terceiro lugar ficaram Diego Faustino (125 pontos) e Tercius Dalmas (66).

Na Streetbike, categoria que reúne o maior número de pilotos com 28 inscritos, o campeão foi Victor Moura, de 18 anos, que fez 137 pontos na competição. Jair Piai ficou com 74 pontos e Diego Pretel com 50 na terceira posição.

O piloto que mais pontuou na competição foi Rafael Leão, campeão da Supersport. Ele obteve 100% de aproveitamento na competição fazendo 175 pontos.

Thales Monteiro foi o segundo com 152 pontos – seis vezes ficou em segundo e uma em terceiro – e Vilmar Alves foi o terceiro melhor da categoria com 117 pontos.

Na Superbike, uma das categorias mais rápidas, Cláudio Gusso levou o título marcando 161 pontos ao longo da competição. Gilberto da Silva com 121 pontos ficou em segundo e Romeu Pereira com 116 em terceiro.

No próximo ano, a Força Livre Motorsport organiza mais uma edição da competição. O calendário do Campeonato Paranaense de Motovelocidade 2010 será divulgado ainda neste ano e deve contar com oito etapas.