A Fifa anunciou nesta terça-feira a lista de árbitros e assistentes que comandarão os jogos do Mundial de Clubes, a ser disputado no Marrocos, em dezembro. O destaque será o brasileiro Sandro Meira Ricci, que integra o quadro da Fifa desde 2011.

Com a convocação de Ricci, o Brasil será o único país com clube na competição a contar com um representante na lista de árbitros. O juiz terá a companhia dos assistentes Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse, ambos ligados à Federação Paulista de Futebol.

Curiosamente, Ricci é mineiro, mesmo estado do Atlético-MG, que representará as cores do Brasil no Mundial. Apesar de nascido em Poços de Caldas, o árbitro é ligado à Federação de Pernambuco.

Outros cinco árbitros foram escalados para apitar os oito jogos do Mundial: Ali Hamad Albadwawi (dos Emirados Árabes Unidos), Bakary Papa Gassama (Gâmbia), Mark W. Geiger (Estados Unidos), Carlos Velasco Carballo (Espanha) e Neant Alioum (Camarões).

Entre estes árbitros, o espanhol Velasco Carballo é o mais experiente. Acostumado a apitar partidas do Campeonato Espanhol, esteve à frente da final da Liga Europa em 2011 e foi escalado para jogos da Eurocopa do ano passado. Já Mark W. Geiger apitou partidas dos Jogos Olímpicos de Londres, enquanto Bakary Gassama foi quarto árbitro no mesmo torneio.

A escalação dos árbitros para cada partida do Mundial só deve ser anunciada pela Fifa às vésperas do início da competição, que será disputada entre os dias 11 e 21 de dezembro.