Pela primeira vez, um brasileiro terá a chance de brigar pelo título mundial de motocross. O piloto mineiro Swian Zanoni, atual campeão da Superliga Brasil, foi escolhido para defender a equipe Honda Racing Brazil nas 15 etapas do Mundial 2011, na categoria MX2.

Porém, uma lesão na perna irá afastar Swian da abertura do campeonato, no dia 10 de abril, na Bulgária, quando ele será substituído pelo goiano Wellington Garcia.

O anúncio da inédita participação de um piloto do Brasil em todas as etapas do mundial foi feito pela Honda na noite da última terça-feira, em São Paulo, quando a empresa apresentou sua estratégia de competições para a temporada 2011.

Swian e Wellington integram a equipe oficial da Honda, ao lado dos curitibanos Leandro Silva e Jean Ramos, do catarinense João Paulino “Marronzinho” e do mineiro Dário Júnior.

O calendário de competições no Brasil em 2011 inclui o Arena Cross, a Superliga Brasil de Motocross e a categoria 600 Hornet do Racing Festival, além da nova classe CB 300R. Além do time oficial, a empresa ainda vai apoiar 23 pilotos em sete equipes satélites.

Paranaenses

Vice-campeões da Superliga Brasil em 2010, os curitibanos Leandro Silva, da categoria MX1, e Jean Ramos, da MX2, prometem uma boa briga por títulos em 2011. “No ano passado, tive três lesões no ombro, o que dificultou bastante. Este ano vou fazer de tudo para terminar a temporada com o número 1”, diz Leandro.

Jean, que também enfrentou dificuldades em 2010, é um dos favoritos para esta temporada na MX2. “Vou ter que dar uma reviravolta. Tive problemas com hipotiroidismo, o que prejudicou bastante meu desempenho e me fez abandonar uma etapa. Lutei bastante para me recuperar, com o objetivo de conquistar os títulos”, revela.

Calendário

As disputas da Superliga 2011 começam em 16 de abril, em Poços de Caldas (MG), e termina do dia 10 de julho, em Indaiatuba (SP). O Arena Cross será disputado no segundo semestre e terá uma etapa em Londrina, no dia 27 de agosto. A etapa brasileira do Mundial será realizada Indaiatuba, no dia 22 de maio.

Luiz Pires Dias/Vipcomm
Leandro Silva é um dos favoritos nas disputas nacionais.