O Brasil será palco de mais um evento mundial de grande porte este ano, só que agora a adrenalina não será nos campos de futebol e sim nas águas de famosos rios do país.

De amanhã até o dia 19 de outubro, Foz do Iguaçu será sede do Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 na expectativa de receber mais de 300 atletas na cidade. Em 2010 o local sediou o Campeonato Pan-americano de Rafting, evento que marcou a história da modalidade na cidade paranaense.

O evento irá ocorrer em dois locais: primeiro no Canal Itaipu, localizado nas dependências da Itaipu Binacional, e depois prossegue em uma das sete maravilhas da natureza, as corredeiras das Cataratas do Iguaçu. Com muito verde e com muita água a cidade está na espera dos agitos que o Mundial de Rafting irá trazer durante duas semanas em local conhecido mundialmente por seus encantos naturais.

Os atletas competirão nas quatro categorias oficiais da modalidade: Sprint, Head to Head, Slalom e Descida.

Os cenários prometem impressionar os competidores, sendo as Cataratas do Iguaçu um espetáculo à parte, local onde será realizada a prova de Descida em um trecho de muitas ondas e aventura, cercado de muito verde e com uma natureza exuberante.

Já o principal palco do evento será o Canal Itaipu, construído para a procriação de peixes, o local atualmente é um dos três canais artificiais de canoagem do hemisfério sul. Com pouco mais de 300 metros de comprimento, atualmente ele é utilizado pelos canoístas da Equipe Permanente de Canoagem Slalom Brasileira para treinamento, além de também ser utilizado para treinos de um projeto social que inclui mais de 100 crianças e adolescentes ao esporte, o chamado “Meninos do Lago”.

Categorias

O Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 será disputado nas categorias Junior (Sub-23), Youth (Sub-19), Open (Sênior) e Master, com as disputas do Junior e Youth acontecendo entre os dias 10 e 12 de outubro e as categorias Open e Master uma semana depois entre os dias 16 e 19.