Principal nome do atletismo brasileiro na atualidade, a campeã mundial Fabiana Murer sonha em conquistar a medalha olímpica em Londres e comprovar que é a melhor do mundo no salto com vara. Em busca deste objetivo, a brasileira planeja treinar por quase cinco meses antes de competir pela primeira vez no ano, o que só acontecerá em maio.

Murer e Fábio Gomes, finalista no salto com vara no Mundial de Daegu, viajam na próxima terça-feira para Lisboa, onde farão mais um período de treinamento com o técnico ucraniano Vitaly Petrov, tido como referência nesta prova. Além deles também irão o vice-campeão da Olimpíada da Juventude de Cingapura, Thiago Braz, e a campeã do Troféu Brasil do ano passado, Karla Rosa da Silva.

“Vamos fazer uma temporada bem longa de preparação e o objetivo é a Olimpíada de Londres. A Fabiana e o Fábio devem estrear apenas na temporada de GPs que a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) faz no Brasil, em maio”, revelou o treinador Elson Miranda. Thiago buscará a qualificação para o Mundial Juvenil, de Barcelona, em julho, e Karla Rosa buscará o índice olímpico, de 4,52m. Sua melhor marca em 2011, porém, foi 4,35m.

Fabiana e Fábio já estão garantidos nos Jogos de Londres porque ficaram entre os 10 melhores do ranking mundial em 2011 – este era um dos critérios definidos pela CBAt. Assim, eles decidiram não disputar a temporada indoor de 2012, incluindo o Mundial Indoor, que acontece em março, em Istambul. Fabiana, assim, não vai poder defender o título conquistado em 2010.