No jogo entre os piores das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, que valeu apenas para cumprimento de tabela, a seleção do Peru encerrou a competição com uma vitória sobre a Bolívia por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Alejandro Villanueva, em Lima.

O resultado não alterou em nada a classificação dos dois países, que já estavam eliminados do Mundial da África do Sul há muito tempo. Os peruanos chegaram a 13 pontos, mas ficaram na 10.ª e última colocação. Os bolivianos, com 15 pontos, terminaram uma posição acima.

A partida, como era de esperar, foi de fraco nível técnico. Os pouco mais de seis mil torcedores que enfrentaram o dia frio na capital peruana não viram nada de bom no primeiro tempo – apenas a expulsão do zagueiro boliviano Rivero, aos 39 minutos.

Na segunda etapa, com um a mais, o Peru tomou conta das ações do jogo e foi ao ataque. Aos oito minutos, após um erro de saída de bola da Bolívia, Ramírez tocou para Fano, que estava livre na entrada da área. O atacante peruano recebeu e chutou cruzado e rasteiro no canto direito de Arias para fazer o gol da vitória dos peruanos.

Ficha técnica

Peru 1 x 0 Bolívia

Peru – Butrón; Prado (Valverde), Zambrano, Rodríguez e Vílchez; Vargas, Solano (Quinteros), Ballón e Ramírez (Palacios); Fano e Rengifo. Técnico: José del Solar.

Bolívia – Arias; Zavala, Rivero, Rodríguez e Ignacio García; Rosauro García, Reyes, Olivares (Pablo Escobar) e Gómez (Chávez); Vaca (Pedriel) e Marcelo Moreno. Técnico: Erwin Sánchez.

Gol – Fano, aos 8 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Zambrano (Peru); Zavala, Reyes e Ignacio García (Bolívia).

Cartões vermelhos – Fano (Peru); Rivero (Bolívia).

Árbitro – Juan Soto (Fifa-Venezuela).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Alejandro Villanueva, em Lima (Peru).