Cabeça de chave número 1, Na Li confirmou o seu favoritismo e faturou o título do Torneio de Birmingham, que é disputado em quadras de grama e distribui US$ 220 mil em prêmios. Neste domingo, a tenista chinesa derrotou a russa Maria Sharapova por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1, em 1 hora e 19 minutos.

Esse é o primeiro título de Na Li em quadras de grama e também a primeira conquista neste ano. Sharapova, segunda favorita em Birmingham, ganhou este torneio preparatório para Wimbledon em 2004, quando também foi campeã do Grand Slam britânico, e em 2005. Também foi finalista em 2007, que era a sua última decisão disputada em quadras de grama, até a disputa desta edição do torneio.

A vitória de Na Li repetiu o ano de 2009, quando a chinesa derrotou Sharapova nas semifinais, mas foi derrotada na decisão. “No ano passado, eu bati Maria nas semifinais e, em seguida, eu fiquei tão animada que esqueci que tinha outro jogo”, disse. “Eu estou animada novamente. Se eu tivesse outro jogo dessa vez, eu acho que perderia este também”.

Na final deste domingo, Sharapova quebrou o saque da chinesa no início e chegou a abrir 3/1, mas depois teve muita dificuldade para confirmar o serviço. Na Li reagiu, empatou a primeira parcial em 3/3 e passou a liderar a partida. O segundo set foi ainda mais tranquilo, já que a russa perdeu a confiança. Além disso, Sharapova terminou o jogo com sete duplas faltas, o que facilitou a conquista do título de Birmingham pela chinesa.