O espanhol Alberto Contador praticamente garantiu o seu terceiro título da Volta da França ao se manter com a camiseta amarela – dada ao líder da prova – após a realização da penúltima etapa, neste sábado, da competição, considerada a principal do ciclismo.

O suíço Fabian Cancellara ganhou a 19.ª etapa, mas o espanhol de 27 anos ampliou a sua vantagem sobre o luxemburguês Andy Schleck para 39 segundos. A etapa deste sábado teve 52 quilômetros e foi realizado entre as cidades de Bordeaux e Pauillac e foi completada em 1 hora e 56 segundos pelo vencedor.

Último competidor a largar, Contador foi 31 segundos mais rápido do que Schleck na etapa deste sábado e assim está muito perto de repetir o resultado de 2009, quando conquistou o bicampeonato da Volta da França com o luxemburguês terminando na segunda colocação.

Vencedor do Giro da Itália em 2009, o russo Denis Menchov teve um bom desempenho neste sábado e assumiu a terceira colocação na classificação geral da Volta da França, ultrapassando o espanhol Samuel Sánchez.

A última etapa da Volta da França será realizada no domingo, em um trecho de 102,5 quilômetros entre Longjumeau e Paris. Nesta parte final, porém, os ciclista não realizam ultrapassagens o que garante o terceiro título a Alberto Contador, a não ser que ocorra uma enorme surpresa na disputa.