Rio de Janeiro – O Brasil terá força máxima na Superfinal da Copa do Mundo de Natação de piscina curta (25 metros), que será disputada no Parque Aquático do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Destaque para o paraibano Kaio Márcio Almeida, recordista mundial dos 50m borboleta.

A mais promissora geração da natação brasileira, com nomes como Thiago Pereira, Flávia Delaroli, Joanna Maranhão, Lucas Salatta, Gabriel Mangabeira, César Cielo Filho, Felipe May Araújo e Marcelo Tomazini, dentre outros.

A partir de hoje porém, alguns desses atletas, como Joanna Maranhão e Thiago Pereira estarão em Nova York para a disputa da sétima etapa da Copa do Mundo, que vai até amanhã. Os nadadores brasileiros estão usando essas competições como preparação para o Mundial de Xangai, que será disputado em abril, na China.

Campeões na área

Além dos brasileiros, alguns dos melhores nadadores do mundo vão disputar a etapa brasileira. Destaque para o sul-africano Ryck Neethling, recordista mundial dos 100m medley e medalha de ouro no revezamento 4x100m livre nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, e para a romena Camelia Potec, ouro nos 200m livre nos Jogos da Grécia.

Cerca de 200 atletas de 22 países vão participar da etapa. A expectativa é que 10 mil pessoas assistam aos três dias de provas. Na fase eliminatória, nos dias 10 e 11 (sexta-feira e sábado) à tarde, a entrada será gratuita.

Nas finais, dias 11 e 12 (sábado e domingo) de manhã, os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não-perecível (exceto sal e fubá), que serão destinados ao Programa Curumim, da Subsecretaria de Estado de Esportes.

A troca será feita somente nos dias 8 e 9, das 9 às 17h, na bilheteria da Arena Telemig Celular, no Minas I. O limite é de quatro ingressos por pessoa. O Parque Aquático tem capacidade para 2 mil pessoas.