O espanhol Rafael Nadal voltou a confirmar o seu favoritismo e assegurou, em jogo encerrado na madrugada desta sexta-feira (no horário de Brasília), a sua vaga na semifinal do Masters 1.000 de Indian Wells. O tenista garantiu o feito ao bater o checo Tomas Berdych por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6.

Com o resultado, Nadal, terceiro cabeça de chave do ATP norte-americano e agora principal favorito depois das eliminações de Roger Federer e Novak Djokovic, irá lutar por uma vaga na decisão contra o croata Ivan Ljubicic, que nas quartas de final eliminou o argentino Juan Monaco por 2 sets a 1.

Ao superar Berdych, Nadal elevou a vantagem que ostenta diante do rival no retrospecto do confronto entre os dois. Foi a sexta vitória em torneios da ATP, sendo a sexta seguida, sobre o tenista checo, que superou o espanhol em outras três oportunidades.

Contra Ljubicic, por sua vez, Nadal também defenderá uma grande superioridade no retrospecto. Em seis confrontos disputados entre os dois, o espanhol ganhou cinco. A única derrota ocorreu no primeiro jogo entre eles, em partida realizada em 2005.