O espanhol Rafael Nadal confirmou o seu favoritismo ao vencer o argentino Juan Martín del Potro por 2 sets a 0, com duplo 6/4, neste sábado, e avançar à final do Masters 1.000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. Com o resultado, o tenista número 1 do mundo agora espera pelo vencedor do confronto entre o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic, que se enfrentam ainda neste sábado, para saber com quem ele irá brigar pelo título no domingo.

Nadal, que ainda busca o seu primeiro título nesta temporada, obteve a sua quinta vitória em oito jogos contra Del Potro, que havia vencido os três confrontos anteriores entre os dois, sendo que todos eles foram disputados em 2009.

Cabeça de chave número 1 em Indian Wells, Nadal alcançou a sua primeira final neste ano, depois de ter sido eliminado nas quartas de final do Aberto da Austrália e na semifinal do ATP de Doha, nos dois únicos torneios que disputou na temporada.

Neste sábado, Nadal encarou um rival agressivo no início e chegou a estar perdendo por 4 a 1 no primeiro set, mas conseguiu uma reação incrível, ganhando cinco games seguidos e quebrando por duas vezes o saque do argentino para vencer o primeiro set.

Já na segunda parcial, com uma quebra de serviço na única chance que teve, Nadal abriu vantagem de 3 a 2 no quinto game e depois confirmou os seus saques para assegurar a vitória com novo 6/4.

Para Del Potro, a passagem à semifinal de Indian Wells já pode servir como consolo ao tenista, que em 2011 iniciou uma fase de recuperação no circuito profissional depois de ter ficado de fora de quase toda a temporada passada, em virtude de uma lesão no punho. Com os 360 pontos somados nos Estados Unidos, ele dará novo salto no ranking mundial e deverá aparecer próximo do top 50 nesta segunda-feira.