O espanhol Rafael Nadal manteve o sonho de conquistar pela primeira vez o título do US Open ao avançar às quartas de final. Na noite de terça-feira, o número 1 do mundo derrotou o compatriota Feliciano López, 25º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4.

Sem perder sets nas quatro partidas que disputou no US Open, Nadal está em busca do seu terceiro Grand Slam na temporada, depois de ser campeão de Roland Garros e Wimbledon. Agora, ele enfrentará o também espanhol Fernando Verdasco, que eliminou David Ferrer. O número 1 do mundo venceu as dez partidas que disputou contra o compatriota.

Na partida de terça-feira, Nadal se aproveitou do excesso de erros não-forçados de López: 41. Já o líder do ranking da ATP cometeu apenas 14 erros não-forçados e conseguiu 30 winners contra 27 do adversário. Além disso, obteve três quebras de serviço nas nove chances que teve.

Nadal começou a partida em ritmo forte e abriu 3/0. Assim, precisou apenas manter o seu serviço para fechar o primeiro set em 6/3. A segunda parcial foi mais equilibrada e o número 1 do mundo conseguiu uma quebra de serviço no quinto game, decisiva para o triunfo por 6/4.

O terceiro set também foi muito disputado, permanecendo sem quebras de serviço até 4/4. No nono game, Nadal conseguiu quebrar o saque de López, o que lhe permitiu sacar em seguida para fechar o set em 6/4 e a partida, válida pelas oitavas de final do US Open, em 3 sets a 0.