Líder do ranking mundial, o espanhol Rafael Nadal passou nesta terça-feira com tranquilidade pelo colombiano Santiago Giraldo, por duplo 6/4, e avançou à segunda rodada do Torneio de Tóquio, no Japão. Seu próximo adversário será o canadense Milos Raonic, apenas o 200.º, que surpreendeu o francês Florent Serra por 2 sets a 1.

A vitória é um bom passo para a reabilitação de Nadal, eliminado na semana passada na semifinal do Torneio de Bangcoc, na Tailândia, por seu compatriota Guillermo Garcia-Lopez. O espanhol está em busca de seu sétimo título no ano e o 43.º da carreira.

Outro favorito a avançar foi o norte-americano Andy Roddick, segundo cabeça de chave. Com tranquilidade, ele derrotou o japonês Tatsuma Ito, por 6/4 e 6/3, e enfrenta agora o francês Jeremy Chardy, algoz de seu compatriota Edouard Roger-Vasselin.

O austríaco Jurgen Melzer também confirmou o favoritismo, derrotou o argentino Juan Monaco por 2 a 1 e encara o sérvio Viktor Troicki, que passou pelo tenista local Kei Nishikori. O francês Gael Monfils também não decepcionou e superou o japonês Go Saeda por 2 a 0. Seu próximo adversário será o italiano Andreas Seppi.

Os demais favoritos franceses que entraram em quadra decepcionaram. Jo-Wilfried Tsonga caiu frente ao finlandês Jarkko Nieminen por 2 a 1, enquanto Michael Llodra foi derrotado pelo suíço Marco Chiudinelli por 2 a 0. Ainda nesta terça-feira, o também francês Richard Gasquet venceu o holandês Thiemo de Bakker.