A Federação Internacional de Tênis elegeu nesta quarta-feira (17) o espanhol Rafael Nadal e a sérvia Jelena Jankovic como os dois melhores tenistas da temporada 2008. É a primeira vez que ambos conquistam o prêmio, justamente no ano em que terminaram na liderança do ranking mundial.

Em 2008, Nadal fez o que parecia ser impossível, ao desbancar o suíço Roger Federer do topo do ranking – algo que não acontecia desde 2004. Para isso, o espanhol de 22 anos ganhou inúmeros títulos, com destaque para o tetracampeonato de Roland Garros, para a inédita conquista em Wimbledon e para a medalha de ouro na Olimpíada de Pequim.

“Foi um ano incrível para mim, nunca vou esquecer o que aconteceu comigo”, afirmou Nadal, ganhando um prêmio que só tinha ido uma vez para a Espanha, com Arantxa Sanchez-Vicario em 1994. “Terminar o ano como número um do ranking é realmente especial.”

Jankovic, por sua vez, manteve a liderança do ranking mundial em 2008 mesmo sem ter conquistado um título de Grand Slam – chegou mais perto no US Open, quando perdeu a final para a norte-americana Serena Williams. “Trabalhei duro neste ano e ser a número um é realmente o que desejo na minha carreira”, disse a sérvia de 23 anos.

Para eleger os melhores tenistas da temporada, a Federação Internacional de Tênis leva em consideração os resultados dos torneios da ATP e da WTA, além das disputas do Grand Slam, da Olimpíada, da Copa Davis e da Fed Cup.