O espanhol Rafael Nadal entrou em quadra nesta sexta-feira com a vaga para as semifinais do ATP Finals, que está sendo disputado em Londres, já garantida. Mesmo assim, o número 1 do mundo não quis saber de tirar o pé, derrotou o checo Tomas Berdych por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/3, e beneficiou o suíço Stanislas Wawrinka, que também se classificou com o resultado.

A vitória assegurou a ponta do Grupo A para Nadal, que manteve os 100% de aproveitamento, com três vitórias em três jogos. Agora o espanhol espera a última rodada do Grupo B para conhecer seu adversário. Já Wawrinka terminou na segunda colocação da chave, tendo perdido somente a partida diante do líder do ranking.

Berdych entrou em quadra precisando de um triunfo para se manter na competição, mas acabou sendo eliminado após a 17.ª derrota em 20 partidas contra Nadal. O confronto que definiu a queda do checo, no entanto, foi o da primeira rodada, quando acabou derrotado por Wawrinka.

Para alcançar a vitória desta sexta, Nadal começou arrasador e quebrou o saque de Berdych logo no primeiro game. Daí para frente, o espanhol não deu chance de reação para o adversário e a vantagem obtida no início foi suficiente para o espanhol fechar a primeira parcial.

No segundo set, no entanto, o líder do ranking esteve irreconhecível, permitiu duas quebras logo de início para Berdych, que arrancou para uma tranquila vitória. A parcial de desempate foi bastante equilibrada, mas Nadal mostrou sua superioridade, conseguiu a quebra necessária e arrancou para o triunfo.