No último Pan, realizado há quatro anos, no Rio, a natação se tornou a modalidade que conquistou o maior número de medalhas para o Brasil em uma única edição do evento: foram 10 de ouro, seis de prata e oito de bronze. Agora, o objetivo dos nadadores brasileiros é superar esse recorde de 24 pódios nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara – as competições na piscina do Centro Aquático Scotiabank começam já neste sábado.

No Pan de Guadalajara, a seleção brasileira de natação terá 38 atletas, sendo 20 mulheres e 18 homens. E aposta em astros como Cesar Cielo e Thiago Pereira para atingir o recorde de medalhas. Neste sábado, por exemplo, já são cinco chances de pódio, na disputa das provas dos 100 metros borboleta (feminino), 400 metros medley (masculino e feminino), 400 metros livre (masculino) e revezamento 4×100 metros livre (feminino).

“Quero ajudar o Brasil, e em especial a natação, a quebrar o recorde de medalhas no Pan”, avisou Cesar Cielo, que tem no currículo o título olímpico e mundial, além do recorde mundial dos 50 e 100 metros livre. Em Guadalajara, ele vai nadar as duas provas em que é especialista, nas quais ganhou ouro nos Jogos do Rio, em 2007, além de compor a equipe brasileira nos revezamentos 4×100 metros livre e 4×100 metros medley.

Thiago Pereira também pode ajudar bastante nesse desafio da natação brasileira. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio, ele somou seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Dessa vez, disputará novamente oito provas, sendo que a primeira será já neste sábado: 400 metros medley, na qual defende o título conquistado há quatro anos. “Estou bem preparado e pronto para vencer. Meu foco é o Pan”, avisou o nadador.

Outro destaque na equipe brasileira de natação é Felipe França, que conquistou o título mundial dos 50 metros peito, em julho, em Xangai – essa prova, porém, não está na programação do Pan. Assim, ele vai nadar os 100 metros peito e o revezamento 4×100 metros medley. “A minha expectativa é de ganhar o ouro. Estou confiante”, revelou o nadador, que disputará os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez na sua carreira.

Neste sábado, os primeiros nadadores brasileiros a entrarem na disputa na piscina do Centro Aquático Scotiabank, em Guadalajara, serão Daynara de Paula e Gabriella Silva (100 metros borboleta); Thiago Pereira, Diogo Yabe, Joanna Maranhão e Larissa Cieslak (400 metros medley); Lucas Kanieski e Giuliano Rocco (400 metros livre); e a equipe feminina do revezamento 4×100 metros livre.