O New Jersey Nets confirmou nesta terça-feira que negociou o ala/pivô chinês Yi Jianlian com o Washington Wizards. Pior time da última temporada da NBA, o Nets abriu mão da jovem promessa chinesa para abrir espaço em seu teto salarial, permitindo que a franquia possa fazer grandes contratações para a temporada 2010/11.

Jianlian chegou à NBA em 2007 e foi a sexta escolha do Draft, sendo contratado pelo Milwaukee Bucks. Após um ano na equipe, ele se transferiu para o New Jersey. Na última temporada, ele teve as suas melhores médias na liga norte-americana de basquete – 12 pontos e sete rebotes por jogo -, mas sofreu com seguidas lesões.

Atualmente, Jianlian faz companhia ao pivô Yao Ming, do Houston Rockets, como os únicos jogadores chineses na NBA. Na temporada retrasada, o armador Sun Yue também teve uma passagem discreta pelo Los Angeles Lakers, atual bicampeão. A chegada do ala/pivô foi comemorada pelo presidente do Wizards.

“Estamos preocupados com a nossa própria situação, e isso encaixa no nosso plano de contratar jovens jogadores”, disse Ernie Grunfeld, negando que o time esteja ajudando outras franquias a abrir espaço em seus tetos salariais. “Nós conseguimos um jogador que teve sucesso na NBA e ao mesmo tempo ele tem 22 anos”, concluiu o dirigente.