O atacante Neymar, do Santos e da seleção brasileira, foi indicado ao Laureus, considerada a premiação mais importante do esporte mundial, hoje, em evento no Rio.

Neymar concorre ao “Oscar do esporte” em uma categoria denominada revelação do ano. Na verdade, estão entre os indicados atletas que se destacaram mundialmente pela primeira vez, independentemente da idade.

Disputam o prêmio, na mesma categoria do jogador brasileiro de 20 anos, o nadador francês Yannick Agnel, 20, que ganhou duas medalhas de ouro na Olimpíada de Londres-2012, a americana Gabby Douglas, 16, primeira ginasta negra a ser campeã individual em uma Olimpíada (ela também ganhou por equipes), a atleta Kirani James, de Granada, que aos 19 anos venceu os 400 m em Londres, o primeiro ouro olímpico do país; o tenista britânico Andy Murray, 25, que ganhou seu primeiro Grand Slam (o Aberto dos Estados Unidos), e ainda duas medalhas em Londres-2012 (ouro em simples e prata em duplas).; e a nadadora chinesa Ye Shiwen, 16, que venceu os 200 m e 400 m medley da Olimpíada.

A justificativa para indicar Neymar, segundo o Laureus, foi que o atleta, chamado de “sensação” do futebol brasileiro, é “costumeiramente comparado a Pelé, marcou seu centésimo gol este ano, aos 20”.

A entrega do prêmio ocorre em 11 de março de 2013, no Rio.