Um veterano e uma jovem tenista se sagraram campeões das chaves masculina e feminina do Torneio de Hertogenbosch, na Holanda, neste domingo. O francês Nicolas Mahut desbancou o belga David Goffin para levantar o troféu, enquanto a italiana Camila Giorgi levou a melhor no duelo de jovens tenistas contra a suíça Belinda Bencic.

Mahut, de 33 anos, e Goffin, de 24, buscavam ambos o terceiro título de suas carreiras. E, para tanto, o francês fez valer sua experiência sobre a grama. Mahut, cujos dois troféus anteriores haviam sido conquistados sobre este piso, derrotou o rival belga na final por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/1. O francês já havia vencido em Hertogenbosch, em 2013.

Para ele, a conquista foi ainda mais especial por causa da maratona de jogos no torneio holandês. Mahut precisou furar o qualifying antes de se destacar na chave principal, na qual protagonizou duelo de 2h30min contra o local Robin Haase, na semifinal. E jogou nas duplas, alcançando a final – perdeu para o croata Ivo Karlovic e para o polonês Lukasz Kubot.

Na chave feminina, a decisão foi dominada por jovens tenistas, em busca do primeiro título na carreira. E Camila Giorgi obteve a façanha, ao superar Belinda Bencic, quarta cabeça de chave, por 7/5 e 6/3. Giorgi, de 23 anos, já havia disputado três finais, sem sucesso. Já a tenista da Suíça, de 18 anos, disputara apenas uma decisão na carreira antes de Hertogenbosch.